Ser esposa de pastor é um mar de rosas?

Não, não é.

E antes de começarem as especulações, já vou deixando bem claro que estou muito satisfeita com meu casamento. O que quero dizer  é que assim como ser casada com médico, um policial ou um advogado não significa nadar em um mar de rosas, ser casada com um pastor também não é. Mas porque eu estou aqui falando isso???

Creio que em um tempo como esse, em que o evangelho tem se expandido tão rapidamente e que Deus tem levantado homens como o próprio Pastor Silas por exemplo, eu tenho observado um fenômeno: existem homens achando (erroneamente) que obterão fama e recinhecimento como pastores e infelizmente, mulheres achando (erroneamente) que, ao casarem com pastores, estarão casando com super-homens, e automaticamente estarão livres de problemas finaceiros, livres de crises conjugais e etc. Quero te dizer que isso não passa de mito, seu marido terá defeitos como o marido de qualquer amiga sua, haverá brigas como qualquer outro casal, seus filhos sofrerão cobranças e etc.

Ah, quer saber outra coisa? Esposa de pastor passa por momentos de solidão sabia? Certa vez um renomado pastor evangelista do Brasil disse ao meu marido que já chegou a passar cerca de três anos sem comemorar  o aniversário de casamento com sua esposa por estar pregando em outros lugares do Brasil, já pensou se vc consegue passar por isso?? Comigo mesma, em poucos anos do ministério do Davi, já passei algumas datas importantes sem ele ao meu lado. Será que você está disposta a isso?

E ainda tem a cobrança, sim a cobrança. Certa vez eu li num livro que “as mulheres da congregação esperam que ela (a esposa) esteja envolvida em todas as atividades, liderando grupos femininos, sempre muito bem penteada e vestida, com seus filhos sempre impecáveis, sempre sendo um amoroso apoio para seu marido, e sempre  compreensiva com relação aos desejos dos membros da igreja.” Sim, creio que isso acontece mesmo, pois vc é espelho do seu marido e vice e versa. Uma vez conheci uma esposa de um cirurgião plástico que, digamos assim, estava um pouco fora de forma e com cara envelhecida e cansada, eu disse pra mim mesma que nunca iria me consultar com ele, pois na minha mente, ela deveria ser a maior propaganda do seu marido. Não sei se pensei certo, mas imagina, como a igreja irá aceitar que seu marido fale sobre decência se você for a primeira a se vestir inapropriadamente na igreja? Como a igreja irá aceitar seu marido falar sobre fofoca se você for a primeira a sentar na rodinha dos faladores? Você terá que dar exemplo, seu marido será muito mais abençoado se você for benção na igreja.

O que quero deixar aqui, é que independente da profissão do seu marido, não é ele que deve ser bênção pra você, mas sim primeiramente você que deve ser bênção na vida dele. E se você crê que um dia irá se casar com um pastor, ou que seu namorado, noivo ou já marido possui um ministério, que você busque ser uma mulher sábia, paciente, bondosa, amorosa e submissa, pois com suas atitudes você poderá acabar com o ministério do seu marido e até com seu casamento, mas se você for sábia, você terá o prazer de ver sua vida crescer junto com a dele, sua casa abençoada, e almas vindo para Deus, porque ele foi usado sim, e também porque ele tem ao seu lado uma mulher que o ama e apóia é que é uma abençoadora em sua vida.

Bjkas Carol

Você poderá gostar também de:

13 pensamentos sobre “Ser esposa de pastor é um mar de rosas?

  1. Pingback: Dicas básicas pra não fazer feio em 2012 | Conversa de Amigas

  2. Que mensagens lindas..isso nos fortalece e nos faz crescer na graça e sabedoria de Deus! Sempre peço a Deus, SABEDORIA!! ME ENSINA SENHOR..A CADA DIA…

    Maravilhoso esse blog, podendo trocar experiencias e aprender com vcs, esposas de pastores q…Deus continue te usando Carol..vc é muiiito importante para nós..suas palavras tb…te amo querida..linndaaaa!! bjs…

  3. Que Deus continue te usando Carol, há um ditado infalível e verdadeiro, por trás de um grande homem existe uma grande mulher. O ministério do Davi será bênção, por ter o privilégio da esposa ser uma cooperadora fiel.
    Deus vai usá-los grandemente pra impactar Curutiba.
    Bjs

  4. Tô muito orgulhosa de você Carol, deixe Deus te usar, existe um tesouro que Ele mesmo pôs em sua vida, e o mundo precisa ver a preciosidade que existe dentro de você.

  5. O ministério que Deus coloca em nossas mãos, começa dentro de casa, as primeiras ovelhas do rebanho é nossa família, começando por nossos filhos e marido.

  6. Isso mesmo Carol concordo com vc, e se vc permitir, gostaria de compartilhar aqui, um pouco da experiencias que tive como esposa de pregador itinerante. Primeiro, ser esposa indiferente da profissão do marido nunca sera um mar de rosas, pq todo relacionamento tem suas dificuldades principalmente no inicio, são duas pessoas que vem de famílias e educações diferentes e que precisam se moldar um ao outro.
    Quando namorava o Heber, por acompanhar a vida da minha cunhada, como esposa de pastor itinerante, eu dizia que nunca aceitaria ser esposa de pregador pq jamais conseguiria ser casada e viver sozinha por conta das agendas do meu esposo. Mas quando Deus tem um proposito na vida de alguém o espirito Santo trabalho em nosso ser, para que possamos entender a vontade de Deus para nossa vida. Sempre trabalhei em ótimas empresas e fui criada para me casar com um funcionário de alto escalão de alguma grande empresa, este era o sonho dos meus pais….mas não era o sonho de Deus pra mim.
    Com 2 anos de casada o Heber começou a se empenhar cada vez mais na Igreja quando começou a acompanhar em algumas viagens meu cunhado e pregar em algumas Igrejas pelo Brasil, mas no meu coração não aceitava ainda…ate que um dia terminando de lavar a louca do almoço, comecei a sentir uma presença sobrenatural do Espirito Santo, o Heber estava na sala e eu comecei a chorar e algo muito forte foi tomando o meu coração e o espirito santo me tomou acendendo a chama de levar o evangelho e praticar o amor de Jesus a muitas almas que clamavam por Deus, naquele momento entendi o chamado de Deus para meu esposo e para mim como principal abençoadora e intercessora do meu marido, fui a ate sala onde ele estava e disse _ apartir de hoje eu vou te apoiar em tudo estarei do teu lado para fazer a obra de Deus, ele nem acreditou pq sabia que era firme na minha opinião, a partir deste momento nossa vida mudou.
    Ainda que não seja um mar de rosas ser esposa de pastor, pq as provas são grandes e pagar o preço e alto, nada se compara, nem existem palavras suficientes que expliquem o quão maravilhoso e ser instrumento nas mãos de Deus, ganhar almas não tem preço e ser canal de benção para os feridos e a melhor coisa do mundo. Ainda que no inicio dizia que não aguentaria ser esposa de pastor…..desde solteira sempre em minha orações pedi pra Deus fazer a vontade Dele na minha vida, pq só isso e oq me interessa, a vontade de Deus e a minha vontade, pq sei que Ele sempre tem o melhor pra mim e minha família.
    Acompanhar o esposo como pregador itinerante, também não e fácil… Assim como ter uma vida solitária e nunca poder comemorar datas especiais juntos as vezes doí e e difícil, estar junto e acompanhar nos compromissos onde ele vai pregar e mais difícil ainda, pq principalmente para as irmas da Igreja vc e o foco principal, muitas acham q seria o máximo estar em seu lugar, e passam a te observar do inicio ao fim do culto, umas pra ver se vc e crente mesmo outras pra tomar como exemplo, isso quando não acham que pq o marido prega vc tem que cantar, ou pregar também. Pq muitas vezes Deus te colocou ao lado dele como, companheira sabia e intercessora e com o tempo ele vai te capacitando e mostrando como usar os dons que Ele te deu. Sem uma mulher com sabedoria e de oração…. não tem ministério de pastor que aquente, de nada adianta o marido servir e buscar a Deus e a esposa puxar a corda para outro lado…sempre semeando contenda ou lançando palavras de maldição para ele. Caminhando juntos, crescendo juntos, se alimentando juntos, buscando e consagrando juntos … o fardo fica mais leve e as vitorias e conquistas sao maiores e mais saborosas….

    • Muito boa sua experiência, acredito que Deus quando nos coloca ao lado de homens que Ele quer usar, ele também nos capacita, mas apenas se nós nos dispormos. Uma vez o saudoso Pastor José Santos disse assim pra Irmã Maria: “Maria, só de cuidar de mim você já está fazendo uma grande obra pra Deus”. Acredito muito nisso, estar ao lado do seu marido, apoiando, intercedendo, cuidando da casa e filhos é um grande ministério, não são todas que conseguem.

      • O ministério que Deus coloca em nossas mãos, começa dentro de casa, as primeiras ovelhas do rebanho é nossa família, começando por nossos filhos e marido…

Deixe um comentário!

