Perdoar vale muito à pena!

Queria compartilhar aqui uma pequena história sobre perdão, e não é uma alegoria, nem ilustração ou coisa que aconteceu com outra pessoa. Essa aconteceu comigo.

Eu era adolescente qdo conheci essa amiga, logo que nos conhecemos nos identificamos de cara assim, coisa bem legal mesmo. Passamos grandes momentos juntas, bons e ruins, compartilhávamos tudo, e tudo mesmo, fomos crescendo juntas e com isso muitos planos: “- Você vai ser minha madrinha do meu casamento!” “ – E  você vai ser do meu!!” , “Vamos ver nossos filhos crescerem juntos!”, “Nunca vamos nos separar!”…

Já adultas, antes de eu casar, brigamos, por coisas que não convém colocar aqui, na verdade, a briga não foi o problema, o problema foi nosso orgulho que não nos deixou resolver as coisas logo e fomos deixando pra lá, como se tudo o que passamos tivesse ficado pra trás, como se nunca tivéssemos sido tão amigas, ficou tudo muito distante.

Resultado? Ela não foi minha madrinha de casamento, meu filho nasceu e ela não estava comigo, eu não fui madrinha do casamento dela, ela passou momentos difíceis que eu poderia estar do lado dela e eu não estava, tantos momentos bons e ruins, tantos aniversários, tantas coisas e não estávamos mais juntas. Isso me magoava muito e tenho certeza que magoava ela também, mas meu orgulho e meu medo também de falar com ela, tomar um fora, coisas q eu sei que ela nunca ia fazer, me impediam de ir até lá e falar tudo o que sentia e quanto me arrependia.

Confesso pra vcs que alguns anos se passaram, anos em que não houve uma Santa Ceia em que a imagem dela viesse na minha cabeça, mas eu pensava “Eu perdoo essa pessoa Deus , abençoe ela e que ela seja muito feliz”. Mas como crente, eu sabia que somente isso não bastava, e a comunhão? E a amizade? E o céu?

Quando recebi a notícia de que viria para Curitiba, tomei uma decisão, “não vou sair daqui com nenhuma pendência, vou perdoar e pedir perdão, Deus, me dá uma oportunidade de encontrá-la e falar com ela!!!” Sabe o que aconteceu?? Nada, não encontrei mais essa pessoa até o momento de me mudar, fiquei bem triste. Mas como Deus é maravilhoso, um certo dia eu entrei no msn e lá estava ela, on line, aquele verdinho do lado do nome dela me deu um frio na barriga, mas não tinha mais dúvida, começamos a conversar, conversa vai e vem, inicia-se o momento de perdoar, ela descarregou tudo o que precisava, eu acho, eu também, pedimos perdão, sincero uma a outra, nos reconciliamos, choramos iguais umas bobas na frente do computador, enfim, tudo novo.

E aí você me pergunta, vcs se perdoaram, mas serão amigas de novo?? O bom do perdão de Deus é que ele é maravilhoso, o perdão verdadeiro é capaz de restaurar tudo o que foi perdido, até a amizade, basta as duas terem vontade. Tudo bem, estamos longe uma da outra, mas qual a diferença? Amigo é amigo em qualquer lugar, e quer saber, certo dia fui ao Rio de Janeiro e lá estava ela, quando a vi corri pra dar um abraço e foi um momento muito especial, foi um dos melhores abraços que dei e recebi na minha vida! Sério.

De tudo o que aconteceu quero que vocês reflitam, olha só quanto tempo perdi, quantos momentos deixamos de passar juntas, quantas coisas aconteceram nas nossas vidas em que uma poderia estar contando com o apoio da outra, quantas coisas meu Deus. Reflita nisso e perdoe quem vc precisa perdoar e peça perdão também, e aí talvez você sinta um abraço tão bom quanto senti naquele dia…

6 pensamentos sobre “Perdoar vale muito à pena!

  1. Pingback: Cuidando do seu templo. « Conversa de Amigas

  2. Uau! Que linda a história de vocês… de reconciliação, de perdão, de quebra de orgulho… Isso me faz lembrar alguns conflitos que tenho passado… Mas, você disse uma verdade.. O principal fator de tantas amizades não darem certo é o orgulho que é muito, muito grande, outro fator, amizade é uma espécie de casamento, ninguém quer superar as dificuldades, o mais fácil é ostentar o orgulho e não se perdoar, mas, pra quem tem a mente de Cristo sabe que é preciso abrir mão de muitasssss coisas pra que relacionamentos sejam duradouros… E o mais importante… a amizade verdadeira passa pela prova do tempo, da dificuldade, de conflitos e jamais acaba… Fica com Deus…

Deixe um comentário!

