A quem você tem chamado de amigo?

Algumas vezes nos decepcionamos com pessoas a quem chamamos de amigos e acabamos sofrendo. Lembro de uma frase do Dr. Mike Murdock que diz mais ou menos que, não somos nós que nos decepcionamos, o problema é que investimos nas pessoas erradas. É mais ou menos isso que quero compartilhar aqui hoje. É claro que existiram aquelas pessoas que nós nunca desconfiamos, porém nos decepcionaram, porém como temos escolhido nossas amizades? Sabia que temos o direito de escolher quem pode ter acesso a nossa vida e quem não pode?

Aí você pode pensar, “quem sou eu pra escolher quem deve ser meu amigo ou não?” Não estou dizendo que você tem direito de sair por aí humilhando as pessoas, o que quero dizer é que sua “qualidade de vida depende de quem você chama de amigo”. Sabe aquela máxima, “diga-me com quem andas que direi quem és?” A bíblia diz: “Andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” Como então posso “avaliar” minhas amizades?

Primeiramente, seja fiel aos seus princípios, quais são os atributos que você não negocia? Existem certos aspectos para um relacionamento que não deveriam ser negociados, como por exemplo: integridade, generosidade, verdade e outras tantas que podem vir no seu pensamento agora. O que seus amigos priorizam? Será que eles tem compromisso com a integridade, ou se corrompem fácil com qualquer coisa? Se chegarum dia que ele precisar te trair em favor de benefício próprio, ele não o fará?

Algumas coisas também estão estampadas né, como aquela pessoa te instiga a fazer algo errado, ou aquele que instiga nossas fraquezas, que sabe seu ponto fraco e ao invés de te ajudar, ele te joga mais ainda para o buraco. Aqueles também que se dizem seus amigos e quando vocês estão com outras pessoas, ele só fica falando dos seus defeitos e te denegrindo e envergonhando, será que ele te ama mesmo? Quando tem alguémfalando mal de você, ele te defende ou acusa também? Repense nessa relação.

Em segundo lugar, se desejamos ter bons e duradouros relacionamentos, também precisamos nos qualificar, e não só a outra pessoa. Tenho aqui princípios do Dr. Robb Thompson, no livro “As 10 leis fundamentais de um relacionamento”, que quero compartilhar, como o espaço é pequeno e já falei bastante, vou colocar apenas alguns, mas recomendo quevocê leia esse livro, tem me ajudado bastante:

Meus amigos (E EU) devem estar dispostos a confrontar meus inimigos: Não falo de ódio e confusão, mas de fidelidade e lealdade. A proteção é uma prova de amor.
Meus amigos (E EU) devem desejar uma amizade duradoura: Grandes relacionamentos nunca acontecem um pouco tempo, é preciso tempo para o investimento. E também não busque só seus interesses numa amizade, deve haver troca e acima de tudo uma aliança.

Meus amigos (E EU)  devem ser semeadores: Essa pessoa só quer receber, receber, receber de você e mais nada? O que ela busca nesse relacionamento? Será que só seus próprios interesses?

Reparou que eu coloquei o (E EU) no meio das frases? É só para lembrar que não podemos exigir o que não podemos fazer também. Então se você deseja bons amigos, você também deve ser bom. E só para lembrar, todos nós sabemos que Jesus é o melhor amigo que podemos ter, ele nunca irá nos trair e nos decepcionar, ele está sempre preocupado conosco e com nossa salvação, ele é maravilhoso. Então tenha sempre esse conforto na sua vida, porém, enquanto estivermos na Terra podemos construir relacionamentos não é mesmo? Deus ama relacionamentos e deseja que tenhamos muitos, porém devemos despertar para onde que estes amigos estão nos levando, para mais perto ou mais longe de Deus?
Deixe um comentário!

