Visita a penitenciária feminina do Paraná.

Olá, hoje quem vai falar no blog é nossa querida líder das mulheres aqui da Advec Curitiba, Rosângela Roza, ela visitou a penitenciária feminina do Paraná, localizada em Piraquara, e ela vai compartilhar essa experiência conosco.

Queridas,

Ao viver esta experiência, gostaria de compartilhar algumas lições que aprendi naquele lugar.

No dia 28 de outubro, meu despertador tocou às 06:30 da manhã, e parece que eu sentia que algo novo estava prestes a acontecer. Para muitos, seria apenas mais uma visita, mais um culto como outros já realizados, mas para mim era algo que sonhara a anos, sabia que seria impactante, e realmente foi.  Logo ao chegar, encontramos lá 400 mulheres,estavam à nossa espera, algumas ansiosas, outras pensativas…

Ao olhá-las, suas fisionomias eram tão normais e naturais que jamais as julgaríamos tão perigosas, aquelas criminosas eram calmas e serenas. Encontrei ali mulheres bonitas, muito bonitas mesmo, de boa aparência, arrumadas, claro que com algumas exceções. Seus rostos, apesar da serenidade eram marcados por sofrimento e algumas por arrependimento.

Algo mudaria dentro de mim. Chorei muito ao ver mulheres com suas vidas interrompidas por erros impensados, ao ver mães arrependidas, mulheres influenciadas por companheiros a trilhar por um caminho arriscado e perigoso mas com uma falsa proposta de vida fácil e dinheiro rápido, outras que cometeram crimes como sequestros, homicídio, casos de defesa contra violência sexual e muitas outras histórias. Também pude ver que elas estão lá abandonadas por seus próprios familiares, afinal é fato, o número de visitantes é mínimo ( informação de agentes penitenciários).

Ao entoarem as canções fui surpreendida por suas vozes, sendo que a maioria cantava, adorava a Deus de olhos fechados (era lindo ver aquela cena). O fato mais surpreendente foi ao conversar com um dos agentes e ouvir o triste relato: 80 por cento delas são homossexuais praticantes, isso me intrigou muito. Como? Lésbicas? Porque quando o pastor no início do culto perguntou quem já havia aceitado a Jesus muitas mãos tinham se levantado. Então como isso acontecia? Comecei a questionar o Senhor incessantemente e a resposta logo chegou ao meu coração. O Espírito Santo, com sua bondade e sabedoria foi esclarecendo minhas dúvidas.

Falta a elas o ensino da palavra, falta paciência, falta sensibilidade, muitos não a querem por perto (o que deve ser respeitado), mas nós cristãs, não podemos ignorar a existência daquelas mulheres . Elas estão onde estão por seus erros, mas estão cumprindo suas sentenças perante a sociedade. Afinal Jesus veio para quebrar todas estas cadeias, desde que aconteça o arrependimento. Ele nos ensina sobre o verdadeiro amor,  amor este que devemos sentir por nossos semelhantes. Queridas é muito fácil amar aqueles que nos fazem apenas o bem, mas a palavra nos ensina que devemos amar nossos inimigos também. E como isto é difícil, mas devemos tentar, devemos orar por elas, afinal ali estão 400 mulheres, estamos falando de 400 almas que são tão preciosas para Cristo quanto eu e você.

Vamos pedir ao Senhor que se abra o entendimento de cada uma, e que elas possam entender aquela linda passagem bíblica, quando Jesus fala para a mulher pega em adultério: VÁ E NÃO PEQUES MAIS! Que elas consigam em todos os momentos de carência e solidão se agarrarem a Cristo e assim não cometam mais pecados sexuais. Que o Senhor dê força e ensine a cada uma como conseguir sobreviver naquele lugar. Que elas consigam ser LIVRES , mesmo dentro daquela penitenciária, livres em Jesus. E que ao conquistarem sua liberdade, perante a justiça, elas não cometam
os mesmos erros mas vivam uma vida plena e abundante em Cristo Jesus.Um beijo a todas. Rosângela

Rosângela Fernandes Roza- líder das mulheres da Advec em Curitiba, tem 35 anos, casada com Josué Roza e tem duas filhas, depois de 7 anos de esterelidade.

2 pensamentos sobre “Visita a penitenciária feminina do Paraná.

  1. Eu sou uma sobrevivente da penitenciaria feminina!!! fiquei la durante 3 anos da minha vida!!! ja vi e ouvi de tudo naquele lugar, existe pessoas arrependidas; prontas para sairem dali e recomeçar uma nova vida sem dever nada para a sociedade! e tambem aquelas que “cadeia” não faz a menor diferença que isso faz parte da vida “loka”…. eu agradeço a Deus pela oportunidade de vida que ele me deu, reconheço meu erro e me sinto privilegiada de ter passado por onde passei e ter aprendido…. só posso garantir uma coisa eu nunca mais volto naquele lugar….. o que nos ajudava muito lá era quando tinha cultos muitas pessoas gostam e precisam….

    • isso aí, devemos lutar sempre para não cair em pecado, não cometer novos erros … vigiar sempre por mais difícil que pareça. Nunca esqueça que Jesus cuida de nós. Minha amiga Jesus já te libertou, vc é livre em Cristo, fica firme em Jesus, nunca esqueça que ele te entende, já te perdoou… agora é só seguir os seus passos, ele tem muita novidade para sua vida. um forte bj no seu coração. Rosangela fernandes Roza

Deixe um comentário!

