Bom Senso e Sabedoria

O nosso comportamento tem raízes no inicio da nossa vida, podemos ter perdido a oportunidade de aprender sobre o bom senso e a sabedoria.  Em contraste com a pessoa de bom senso está o tolo, que é retratado como uma pessoa teimosa que acaba ignorando Deus.

O bom senso esta relacionado a tudo em nossa vida, roupas, como a Carol já deu algumas dicas excelentes aqui no Blog, comportamento, palavreado, lugares que freqüentamos até na escolha de amizades e companhias.  Servimos a Deus de amor e somos livres para  adorá-lo, mas também precisamos de bom senso para servi-lo. Ter liberdade para servir a Deus é diferente de achar que pode tudo ou que tudo lhe convêm. Uma coisa é liberdade para servir outra é libertinagem.

Libertinagem é o uso da liberdade sem bom senso, parece liberdade, mas é um comportamento moralmente desregrado; aquele que rejeita regras ou preceitos religiosos. Uma pessoa que não tem senso de respeito usa a liberdade para ultrapassar limites.

A sabedoria é essencial para nossa transformação. Mas deve ser á sabedoria do céu, não a sabedoria deste mundo. A sabedoria deste mundo leva ao egoísmo e ao orgulho, causando confusão e conflitos. A verdadeira sabedoria se apóia no conhecimento de Deus, traz a paz e leva-nos a uma fé atuante; nunca faz distinção entre grupos de pessoas e trata todos com respeito e amor (Leia prov. 3:13-18). A sabedoria divina nos permite confessar os nossos fracassos e reconstruir nossa vida das cinzas.

Quando caímos na armadilha da nossa própria carne nossa própria razão é quase como se nos transformássemos em duas pessoas diferentes.  A Bíblia reconhece esta natureza dupla em cada um de nós, uma parte deseja o bem e a outra parte e arrastada pelos desejos corruptos e pelas paixões selvagens.  (leia Tiago 3:13-18)

A Bíblia descreve um tipo de sabedoria ”deste mundo”, que justifica a conduta destrutiva e conduz à desordem, à instabilidade e à confusão. Temos que nos precaver com a existência desta sabedoria que se caracteriza pelo ciúme e pelo egoísmo. Tiago escreveu: “Essa espécie de sabedoria não vem do céu; ela é deste mundo, é da nossa natureza humana e é diabólica”. (Tiago 3:15,16)

A sabedoria do céu é como um tesouro escondido que é encontrado apenas pelos que procuram por ela. (leia prov. 2:1-9) Deus nos concederá sabedoria e bom senso. Não há um segredo real para se obter sabedoria, tudo o que temos que fazer é pedir por ela. “Mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e Ele a dará porque é generoso e da com bondade a todos”. (Tiago 1:5)

Se o ciúme e o egoísmo ainda dominam os seus pensamentos, peça a Deus que substitua a sua sabedoria deste mundo pela sabedoria do céu.  Podemos confiar nEle para que mude a nossa mente e a nossa vida. Deus esta disposto, a transformar sua vida apenas esta esperando por uma ATITUDE da sua parte.

Você poderá gostar também de:

Anúncios

3 pensamentos sobre “Bom Senso e Sabedoria

  1. Ual que palavras ..Em Prov.8 fala muito sobre isso..e uma coisa que minha Mãe sempre me ensinou..que devemos pedir a Deus sabedoria para agirmos segundo aquilo que agrada a Deus..devemos ser uma mulher segundo o coração de Deus!!!!!Parabéns cunhadinha…

  2. Pingback: Ver! | Blog | Bom Senso e Sabedoria

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s