Aprendendo a confiar em Deus

Olá amigas, faz um tempinho que não escrevo e já estava com saudades; quero compartilhar com todas vocês o que nos últimos dias Deus tem colocado em meu coração a respeito do livro de Rute, esta história me ensinou muito em diversos aspectos, mas onde mais me chamou a atenção é a confiança em Deus.

Quando Elimeleque e Noemi resolveram mudar de Belém para Moabe para fugir das circunstancias difíceis que passava o seu povo naquela época; percebemos um estranho silêncio em relação à sua confiança em Deus, nada é mencionado sobre uma orientação antes de tomar esta decisão, o que trouxe conseqüências desastrosas imediatas, dolorosas e de longa duração.  Conseqüências estas que muitas vezes acontecem quando nós tentamos escapar de circunstâncias difíceis sem a orientação de Deus.

Em Moabe, Noemi sofreu suas piores perdas e maiores dores, perdeu seu esposo e seus dois filhos, e por isso passou até fome com suas noras, mas com muita sabedoria instruiu as duas moças que eram moabitas, para que voltassem para suas famílias. Noemi não tinha mais nenhuma perspectiva de vida, achava que tinha tudo acabado porque já não via mais luz no final do túnel, sua única esperança era voltar para sua terra Belém, porque soube que Deus tinha ajudado seu povo dando boas colheitas. (Rute 1.6-19).

Uma das noras voltou para sua família, seu nome era Orfa, a outra, Rute, confiou no Deus de Israel e escolheu ficar com Noemi. Ambas confortaram uma a outra nas dificuldades, e Rute não aceitou deixar que os tempos difíceis decidissem o resultado de seu futuro.  Essa historia inclusive revela uma importante ligação nos planos de Deus para a salvação de nosso mundo. A decisão de Rute de ficar perto de Noemi era além do amor e um verdadeiro passo de fé, porque Noemi não tinha segurança financeira, nem membros da família para auxílio e proteção. Rute rompeu relação com sua própria família, sua cultura e seu país; ela estava depositando totalmente sua vida nas mãos de Deus.  As pessoas que entregam sua vida a Deus podem produzir um extraordinário impacto sobre outras pessoas e ao mesmo tempo obter paz e tranqüilidade em sua própria vida.

Ao escolher sair de Moabe, Noemi admitiu sua impotência, Noemi sabia que não teria condições de sustentar suas noras, também viúvas, dali para frente. Mas ela também sabia que as mandando embora ela estava despedindo seu último vestígio de esperança, mas se armou de coragem para decidir construir uma nova vida. Às vezes nosso desejo de segurança imediata nos impede de crescer na fé, nos agarramos a pessoas e coisas que nos dão a falsa impressão de que estamos seguros e isto impede de colocarmos todas as coisas nas mãos de Deus, e como resultado não alcançamos o melhor de Deus para nós.

Precisamos compreender que vamos ser tentados a desistir quando as coisas vão mal, mas como aconteceu com Rute, temos que nos apegar as promessas de Deus, isso vai sempre produzir grandes recompensas no devido tempo.  Do começo ao fim desta historia Deus estava firmemente em ação, mesmo quando as pessoas envolvidas não o reconhecem, Ele age muitas vezes da mesma maneira em nossa vida. Sabendo que Deus age assim, isso deveria nos dar coragem para enfrentarmos os desafios que encontramos pelo caminho. Se ler em Filipenses 4.19; encontraremos uma passagem maravilhosa e uma das mais encorajadoras da Bíblia: “Deus….lhes dará tudo o que vocês precisam”. Como Rute ficou firme na fé, perseverando no seu propósito com Noemi, Deus providenciou o que ela precisava.    

É evidente nesta história e na árvore genealógica desta família, a ação da mão poderosa de Deus que usa pessoas falíveis, para cumprir a sua boa e maravilhosa vontade.  Rute se casou com Boaz que foi filho de Salmom e Raabe (a prostituta de Jericó), Rute era uma estrangeira de Moabe, nem mesmo era do povo escolhido de Deus. Longe dos ideais e dos padrões humanos Deus usou estas mulheres para gerar Davi, o maior rei de Israel e para gerar Jesus Cristo, o único Salvador do mundo. Isso é que nos dá esperança, não importa o que fizemos ou como vivemos no passado, Deus nos pode usar de maneira sobrenatural e realizar o impossível através da nossa vida, se estivermos dispostos a nos colocar em sua mãos.

Você poderá gostar também de :

Olhos bons, corpo luz.

A quem você tem chamado de amigo?

Quando penso que estou fraco…

Anúncios

Um pensamento sobre “Aprendendo a confiar em Deus

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s