Mulheres de Atitude – A mulher de Prov. 31

Olá amigas!

Ainda falando sobre mulheres de Atitude, hoje queria comentar um pouco sobre essa mulher extraordinária descrita em Provérbios 31- 10:31. Sei que a Débora já falou um pouco sobre isso no post “A esposa ideal“, mas eu também queria fazer minhas considerações, rs.

Que mulher não é mesmo? Será que ela é um padrão difícil de alcançar? Existe alguém como ela? Antigamente eu tinha um pouco de aversão à este texto da Bíblia, porque pensava que essa mulher era algo inatingível para qualquer pessoa, principalmente eu. A grande verdade é que nem todas as esposas e mães possuem todas essas qualidades, mas todas nós devemos procurar servir a Deus, a nossa família e aos próximos de acordo com os talentos particulares que Deus nos deu.  Nunca seremos perfeitas, claro, mas podemos nos esforçar para sermos a cada dia melhores.

Quando começamos a ler, no versículo 10, nos deparamos com uma mulher valorosa,  principalmente para Deus, seu marido e sua casa, por seus atos e pelas suas palavras. Essa mulher realmente faz falta quando não está em casa. Qual o seu valor hoje? O que sua família pensa de você?

O versículo 12 diz que ela só faz bem ao seu marido, e não lhe faz mal. Com certeza ela não é uma mulher rixosa, como a de provérbios 21:19, a qual o homem prefere viver sozinho no deserto do que no mesmo teto que ela. Você sabe o que é uma mulher rixosa? De acordo com o dicionário, rixa é disputa ou contenda acompanhada de injúrias e por vezes pancadaria; briga, discórdia, desavença. A casa da mulher rixosa não tem paz, ela sempre está em desavença com seu marido e familiares, ela não sabe se calar nos momentos certos, a maioria de suas palavras não é doce, ela não é mansa.

No versículos 14 a 19, vemos uma mulher que dá conta de trabalhar, cozinhar, fazer negócios, cuidar da casa e que sabe dar ordens às empregadas. Ela se realiza em suas tarefas, se doa em prol da família e dos seus próximos. Sabe lidar sabiamente com os recursos financeiros de sua casa e dar segurança à sua família. UMA PAUSA.  Seu marido não se preocupa com você no aspecto financeiro, ou precisa deixar o cartão bem escondido de sua vista?

A Biblia não diz se ela é uma pessoa estudada, mesmo assim ela é considerada uma mulher exemplar. Querida, você que está aqui lendo, mesmo com pouco estudo você pode ser uma mulher muito sábia e respeitada por seus familiares, basta você tomar as atitudes corretas, e procurar ser guiada sempre pela palavra de Deus. Certa vez li que “Uma boa postura vale mais que um bom currículo”. Claro que você deve poder e querer lutar por aprendizado, mas saiba que você é sim, uma mulher sábia.

A mulher virtuosa é generosa e também ajuda aos necessitados, ela não pensa somente em si. No verso 23, vemos que seu marido é respeitado na cidade onde moram. E ele também deve isso à ela! Porque a mulher sábia edifica sua casa, e sabe edificar também a autoridade de seu marido. Ela não fica por aí contando os defeitos dele, nem depreciando sua imagem para seus familiares e vizinhos. Seu testemunho mostra quem ela é, e como é sua casa. Seus vizinhos não vivem escutando baixarias e gritarias. Nessa parte gostaria de ressaltar as atitudes de mulheres que são esposas de homens de prestígio, ou ministros do evangelho. O ministério deles também depende de nós. Muitas vezes somos o ponto de equilíbrio de nossa casa, se formos desequilibradas, podemos desequilibrá-los também. Que Deus nos dê sabedoria para sermos ajudadoras de nossos maridos.

Além de procurar se vestir com belas roupas e estar sempre bonita, ela também se veste de força e dignidade, qualidades morais e espirituais. Com isso, vemos que temos o direito de estar bonitas e bem vestidas, como mulheres sábias, não devemos deixar nossa aparência de lado. Até porque temos maridos que acima de tudo são HOMENS, que todas nós sabemos que são atraídos também pelo visual. O marido gosta de ter sua mulher bem cuidada e bonita. Mesmo com poucos recursos podemos nos cuidar, ter higiene é fundamental. Porém, além disso, essa mulher se veste de dignidade, digo mais, ela também de veste com a armadura de Deus, que é: o cinto da verdade, a couraça da justiça, os pés calçados com a preparação do evangelho da paz, o escudo da fé, o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus.

Essa mulher sorri diante do futuro, ou seja, ela é esperançosa. Ela fala com sabedoria e amor, não é preguiçosa, e seu marido e seus filhos sempre a elogiam.

Amigas, concluo dizendo que a minha versão da Bíblia (NVI) diz que ela é uma mulher exemplar. Isso significa que ela é um exemplo que deve ser seguido. Que possamos nos aproximar, nem que seja um pouquinho dessa mulher. Desejo que nossos filhos tenham orgulho de nós. Que nossos maridos possam sempre dizer: “Muitas mulheres são exemplares, mas você a todas supera”. E mais importante, que nossas atitudes e pensamentos nos aproximem ainda mais de Deus, que principalmente Ele nos veja como mulheres exemplares.

 

Você poderá gostar também de:

 Cuidando do seu templo.

Acreditando no impossível.

A falsa acusação!

 

 

Anúncios

5 pensamentos sobre “Mulheres de Atitude – A mulher de Prov. 31

  1. Muito lindo o blog,aqui pude aprender mais de Deus,e perceber que foi nos dado por Deus um papel de grande valor que é ser mulher,as dificuldades vem como todas nos sabemos,mais se buscarmos de Deus ele nos dará capacidade para agirmos com sabedoria e assim constituir e manter uma família,forte,unida,e claro sempre na presença de Deus,não sou casada sou apenas jovem aprendiz que busca em oportunidades assim para aprender que Deus deixou grandes exemplos a ser seguido…Mulher Provérbios 31,,,beijinhos a vocês,..Jesus as abençoe sempre!!!

  2. Lindo e efeicaz texto Carol…. O meu marido sempre diz, ¨Você é o termometro da relação¨…. é uma grande responsabilidade para nós mulheres, e as vezes é dificil desempenhar este papel, mas é pura verdade…..se nós estamos bem nossa casa vai bem, se nós estamos mau nossa casa vai mau… esta é uma grande responsabilidade, mas sei que este papel ecessencial em nossa casa foi nos dada por Deus e ele não nos da nenhum fardo que não possamos carregar… por isso nos mulheres temos que estar constantemente buscando mais conhecimento da palavra, mais sabedoria, para estarmos sempre fortalecidades em Deus, discernindo a hora de falar e a hora de calar, e sabendo que em todas a horas o mais eficaz e horar….que possamos edificar nossos maridos, nossos filhos, nossa casa! Que Deus nos abençoe e capacite-nos a cada dia para chegarmos a ser ao menos parecida com esta mulher de proverbios 31!!!! beijos Ju

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s