Às vezes é mais sábio se manter na ignorância

Pelo menos na Bíblia, em certo caso sim.

Leia com atenção o que diz em Eclesiastes 7:21

“Não dê atenção a todas as palavras que o povo diz, caso contrário, poderá ouvir o seu próprio servo falando mal de você;”

Quando nós procuramos saber de tudo o que se fala em algum lugar, ou quando ficamos procurando saber quem disse o quê, ou seja, quando vamos atrás das fofocas, das “rodinhas”, quando ficamos “espionando” o facebook das outras pessoas, podemos inevitalmente descobrir as pessoas nos “destruindo” com suas palavras. Afinal, seria muita ignorância acharmos que todos à nossa volta realmente gostam de nós, isso é utopia, por melhor que você ache que seja.

Uma vez numa conversa com a Pastora Elizete Malafaia, perguntei como ela fazia para lidar com todas as acusações e todas as mentiras que se falam sobre seu marido. Ela simplesmente me disse: “- Eu procuro não saber de nada, não vou atrás das notícias.”

É é isso mesmo que Salomão nos aconselha. Tem horas que realmente, para nos protegermos e nos guardarmos de feridas, vamos precisar nos fazer de “ignorantes”, pois essa será a atitude mais sábia a se tomar. E Salomão, como sábio que era, não estava falando mentira. Estudos dizem que ele escreveu este livro já na sua velhice, depois de ter visto “tudo o que acontece debaixo do sol”, tanto que ele mesmo diz:  “O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se fará; de modo que nada há de novo debaixo do sol.
Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.” Ec 1:9-10

Os anos passam, as gerações mudam, mas as histórias são sempre as mesmas.

Ele ainda completa o capitulo 7 no versículo 22 dizendo: ” pois em seu coração você sabe que muitas vezes você mesmo também falou mal de outros. ” Ec 7:22

A verdade é que se formos examinar honestamente o nosso coração, vamos descobrir que em algum momento de nossa vida, já falamos mal de alguém também. Afinal, todo mundo, e inclusive nós mesmos temos falhas, que acabam sendo alvo de críticas das outras pessoas.

Como já disse em outro post, na vida tudo é semente, e se você tem plantado muito falar de outras pessoas, você irá colher outras pessoas falando de você.

Por isso seja honesta consigo mesma e com Deus. E peça perdão pelas suas falhas, e peça ao Espírito Santo para te ajudar para que você consiga superar os desafios dessa vida, para que você seja uma pessoa aprovada e abençoada por Deus.

E lembre sempre: “Às vezes é mais sábio se manter na ignorância

Caroline Leal

Você poderá gostar também de:

Raabe, uma mulher de coragem

A quem você tem chamado de amigo?

Anúncios

Um pensamento sobre “Às vezes é mais sábio se manter na ignorância

  1. Muito sábio e profundo o conselho!Verdadeiro quando nos adverti para o perigo e o mal, tanto em ouvir demais como em falar demais o que não for para edificação.Eu recebo essa palavra.Que Deus no dê equilíbrio e moderação…

Deixe um comentário!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s